Keblinger

Keblinger
O sucesso Titanic volta a ser exibido nos cinemas, agora em 3D. Confira as salas e horários!

27 de set. de 2012

E a Vida Continua

Desde o sucesso de Chico Xavier, os filmes com temática espírita tem atraído um público cativo aos cinemas nacionais. É de se lamentar a involução dos filmes seguintes à produção de Daniel Filho, pois apenas este sobre a vida do médium mais reconhecido no Brasil e no mundo é sinônimo de um cinema mais significativo.

Vieram depois: Nosso Lar, As Mães de Chico Xavier e O Filme dos Espíritos. Ordem, que, coincidência ou não, foi acompanhada pela queda da qualidade cinematográfica. Chegamos então à E a Vida Continua...

O maior obstáculo destes filmes é a crença (ops) quase exclusiva no potencial da mensagem espírita. Apostou-se demais no teor religioso e a linguagem para veiculá-la foi relegada ao segundo plano. Neste último exemplar, é praticamente constrangedor constatar enormes falhas na realização do filme. Desde erros de continuidade, efeitos visuais bem toscos, trilha sonora irritante, direção medíocre de Paulo Figueiredo e atuações simplistas. Nem o grande Lima Duarte se exclui do equívoco!

Na trama, também baseada em obra de Chico Xavier, dois pacientes terminais, Ernesto (Luiz Baceli) e Evelina (Amanda Acosta), se conhecem acidentalmente em uma estrada. Pouco depois, criam amizade. São operados, "acordam em um recinto aparentemente desconhecido" mas acabam se descobrindo falecidos. A partir disso, as jornadas de ambos são para ajustar as contas com os atos praticados na Terra e com as pessoas que foram envolvidas nestes atos. Tudo rumo ao perdão, para prosseguir com o ciclo espírita em paz rumo à eternidade.


O roteiro é isso. É muito mal desenvolvido, executado e representado. Os diálogos são recitados. Doutrinadores. Pouquíssimo se interpreta. Para piorar, a mixagem de som destes diálogos é péssima, desvalorizando mais ainda as atuações. O som ambiente quase inexiste, gerando um artificialismo enorme. Típico das dublagens inverossímeis de filmes que abarrotam a televisão e o cinema, atualmente.

Um filme, enfim, que não era para ser feito. Tamanha a péssima qualidade e que não transpõe a essência do espiritismo de forma satisfatória e digna cinematograficamente.

  Direção: Paulo Figueiredo       
  Gênero - Drama 
  Duração -100 min 
 
Nome original: E A Vida Continua
  País - Brasil
  Ano: 2012
  
     
       
    


0 comentários: