Keblinger

Keblinger
O sucesso Titanic volta a ser exibido nos cinemas, agora em 3D. Confira as salas e horários!

27 de jul. de 2010

'Solaris' de Andrei Trakovski no cineclube do IAP

O Cineclube Alexandrino Moreira, do Instituto de Artes do Pará (IAP), exibe nesta segunda-feira (26), às 19h, com entrada franca, o clássico russo 'Solaris', de Andrei Trakovski. Logo após a exibição do filme haverá um bate-papo entre o público e os críticos da Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA).


Com direção de roteiro de Tarkovski, o filme de 1972, é baseado livro de Stanislaw Lem, e mostra situações estranhas que acontecem na sonda espacial que órbita o planeta Solaris, um mundo aquático.

Um astronauta é enviado para observar o problema e acaba se envolvendo na fantástica capacidade do planeta materializar os pensamentos das pessoas e com isso fazer ressurgir figuras familiares já mortas, como a mulher deste astronauta.

O filme é uma das mais caras produções da antiga União Soviética e a sua concepção cinematográfica muito pessoal gerou criticas dos produtores que esperavam concorrer com as “science-fictions” americanas.

Mudando radicalmente o roteiro a ponto de desagradar o autor do livro original, Tarkovski imprimiu a sua característica de diretor e ampliou a idéia da materialização dos pensamentos para dar margem à sua pesquisa de cinema introspectivo e poético.

Gerou um filme inteligente e fascinante que recebeu o Prêmio Especial do Júri no Festival de Cannes e o BAFTA (prêmio inglês).
 
Fonte: Portal Cultura

0 comentários: