Keblinger

Keblinger
O sucesso Titanic volta a ser exibido nos cinemas, agora em 3D. Confira as salas e horários!

26 de nov. de 2010

Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 1

Chegou aos cinemas a 1ª parte da saga final do bruxinho mais famoso do cinema: Harry Potter. Este 7º filme era super aguardado, pois os trailers que nos foram apresentados mostravam que este prometia ser o filme mais fiel aos livros, e em certo ponto foi, porém temos uma grande faca de dois gumes aqui, já que ao mesmo tempo em que o filme foi bastante fiel aos acontecimentos do livro, não foi fiel a forma como eles deveriam ter sido mostrados, algo já visto no passado 6º filme.

Harry esta prestes a completar sua maioridade e com isso o rastreador que o segue, impossibilitando que utilize seus poderes fora de Hogwarts, será desativado, mas o problema é que Harry precisa urgentemente fugir para um local seguro, uma vez que Aquele-Que-Não-Deve-Ser-Nomeado juntou um enorme exército após os acontecimentos do ultimo filme e esta a sua procura.

Sabendo que precisa sobreviver a todo custo, principalmente neste espaço de tempo, para encontrar as Horcruxes que ainda faltam e assim ir destruindo pouco a pouco Voldermort, Harry vai receber a ajuda não só de Rony e Hermione, como também de todos os seus aliados, muitos destes que infelizmente não voltarão mais após as primeiras batalhas do livro. Isso mesmo, do livro, pois no filme as batalhas foras muito fracas se comparadas ao livro.

Pra mim, “Harry Potter e as Relíquias da Morte” é o 2º melhor livro da série, perdendo apenas para o sensacional 6º livro - que teve um dos melhores filmes, porém um dos mais mal adaptados, algo que acontece de certa maneira aqui nesta penúltima aventura, por assim dizer – e poderia ser o melhor filme, mas o que vemos aqui é um punhado de informações para levar o espectador a situar-se mais na história, tapando os buracos dos outros filmes, e elevar ainda mais o filme ao patamar de boas e bem feitas produções. Nisso eles acertaram, o tom do filme esta bem mais dark e maduro, assim como as atuações, porém há muita coisa desnecessária, como as excessivas tomadas na floresta, quando poderiam dar maior enfoque há alguns diálogos importantes que existem no livro e aqui são despejados de forma ínfima ou descontinuados para só depois terem um pouco de nexo.

Como espectador de Harry Potter, tenho a dizer que cinematograficamente houve um crescimento absurdo e tudo que foi mostrado seguiu de maneira coerente para o espectador “virgem” na leitura da saga, entretanto, como leitor e fã da saga, o que pecaram no 6º filme e deveriam ter corrigido aqui, infelizmente não foi feito de maneira completa, pois não adianta despejar as informações pra que haja algum nexo na história, é preciso explicar e detalhar os fatos, para que fique bem mais coeso, impactante e emocionante como é na literatura.

Sei que realizar uma adaptação não é fácil, porém com 6 filmes passados e todas as criticas recebidas, era de se esperar que desta ultima vez, com um filme dividido em 2 partes, a mudança fosse correta, algo que infelizmente não foi.

“Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 1” entretém o espectador dos filmes, mas aborrece o seguidor dos livros, afinal é melhor ocultar fatos, como nos outros filmes, do que contá-los pela metade, pois isso afeta ainda mais o desenvolvimento da história e principalmente dos personagens, que terão um encerramento definitivo agora.

Vamos aguardar e esperar que a Parte 2 possa corrigir estes erros e finalizar tudo com chave de ouro, mas sabem o que eu acho? Que será difícil, então vamos aproveitar o filme como um bom entretenimento, continuação direta do outro filme e preparação pro encerramento. Quem sabe assim não curtimos mais né?

Como já disse Dolby, o querido elfo: Harry Potter, you mustn´t go back to Hogwarts.

Direção - David Yates
Roteiro - Steve Kloves
Duração - 146 min
Genero - Fantasia/Drama/Aventura
Nome Original - Harry Potter and the Deathly Hallows: Part 1
Pais - EUA/Reino Unido
Ano - 2010


0 comentários: