Keblinger

Keblinger
O sucesso Titanic volta a ser exibido nos cinemas, agora em 3D. Confira as salas e horários!

4 de fev. de 2013

Os Miseráveis

“Os Miseráveis” teve uma versão em 98 para os cinemas estrelada por Liam Neeson, Geoffrey Rush, Uma Thurman e Claire Danes e eu, particularmente, adoro aquele filme. Quando soube que Tom Hooper (“O Discurso do Rei”) iria fazer uma nova versão do clássico de Victor Hugo, porém uma versão musical, inspirada também no musical da Broadway, fiquei empolgado, principalmente com a confirmação do elenco contratado.

A história do filme, e não sei se é totalmente fiel ao conto ou se é voltada mais para a adaptação da Broadway (que pode ser totalmente fiel ao conto por sinal), se passa no século 19 e mostra o início da saga de Jean Valjean (Hugh Jackman em espetacular performance que lhe rendeu uma indicação ao Oscar e, inclusive, pode lhe dar a estatueta, apesar de seu forte concorrente), um homem comum que foi condenado a 19 anos de prisão por ter roubado um pão. Em seu encalço está o policial Javert (Russel Crowe mostrando que também sabe cantar), um oficial da lei que leva ao extremo o código de conduta da polícia. Javert é quem dá a Valjean sua carta de liberdade condicional e quando descobre futuramente que Valjean fugiu, prepara uma caça ao fugitivo, que vai durar por muitos anos e virar mais que pessoal.

“Os Miseráveis” tem como pano de fundo este confronto de Valjean e Javert, mas também possui outras histórias, como a Revolução Francesa e o amor entre Fantine (Anne Hathaway em uma performance também espetacular que lhe rendeu uma indicação ao Oscar e deve lhe dar o prêmio) e Cosette (Amanda Seyfried – já acostumada a musicais), mãe e filha que acabaram se separando por problemas financeiros e, digamos, judiciais, mas que irão se unir apenas pelo sentimento do amor, sentimento este que será levado por Valjean, o elo em comum entre elas.

Muito bem dirigido, com uma bela fotografia e um elenco espetacular, o filme pode parecer chato e cansativo para alguns (com certeza os não amantes do gênero), mas é um prato cheio para muitos, pois além de todos os excelentes aspectos técnicos, a história é muito bonita. Esta versão musical é mais completa e emocionante que a de 98, além de que está musicalmente acima da média para musicais, pois são poucos os momentos onde a fala cantada não soa bem. Tudo se encaixa perfeitamente.

Um filme que merece todos os elogios e indicações que está tendo. Imperdível.

Direção - Tom Hooper
Roteiro - William Nicholson
Duração - 158 min
Gênero - Drama/Romance/Musical
Nome Original - Les Misérables
Pais - Reino Unido
Ano - 2012

0 comentários: