Keblinger

Keblinger
O sucesso Titanic volta a ser exibido nos cinemas, agora em 3D. Confira as salas e horários!

29 de nov. de 2012

Os Candidatos

A disputa por um cargo eletivo na política envolve inúmeros interesses. Para sair vencedor, os candidatos precisam passar por uma disputa, que muitas vezes, depende muito mais da maneira como é conduzida a campanha do que um debate realmente sério para se chegar à uma escolha consciente dos eleitores. Pois, os interesses particulares em jogo são bem mais relevantes em comparação com os verdadeiros desejos dos eleitores.

Os bastidores de uma campanha, onde praticamente vale tudo, é o mote da nova comédia de Jay Roach (Austin Powers e Entrando Numa Fria). Na Carolina do Norte, o deputado Cam Brady (Will Ferrel) tenta a reeleição. Mesmo com uma conduta pouco condizente com o cargo, a vitória para mais um mandato, é tida como certa. Mas os financiadores da campanha de Cam (John Lithgow e Dan Aykroyd), insatisfeitos com a conduta e envolta em escândalos do deputado, optam por outro candidato. Entra, portanto, na disputa, o pacato, simpório e emblemático, Marty Huggins (Zach Galifianakis), escolhido, sobretuto, por não, futuramente, questionar os reais interesses da dupla de empresários inescrupulosos. Reconhecido como azarão, aos poucos, Marty começa a adquirir a simpatia dos votantes e a campanha ganha rumos absurdos.

O tom, obviamente, adotado por Roach, é o da comédia satírica, flertando com o escracho, mesmo que em algumas situações são abordadas questões bastante sérias. A influência da mídia, a ausência de limites para atingir o candidato adversário, a busca de uma imagem "simpática" pelas coordenações de campanha e o jogo sujo dos financiadores, são alguns aspectos levantados, mas não discutidos a fundo. O humor vem em primeiro plano.

Assim, fica a cargo dos absurdos caricaturais vivenciados por Cam e Martin, as razões para um maior deleite dos espectadores. Com os talentos de Galifianakis e Ferrel, a disputa vai até ao limite do tolerável, com manobras do mau gosto. Tudo registrado pelos meios de comunicação, que repercutem sem se preocupar em chocar ou não os eleitores. Um vale tudo pelo poder, onde os postulantes ao cargo representam personagens criados artificialmente para conquistar votos, tendo por trás os empresários. Mera coincidência com as campanhas aqui no Brasil??

Esta aparente incongruência da seriedade do tema com a maneira cômica e quase grosseira em abordá-lo, pode desagradar. Os momentos realmente engraçados, porém, compensam e provam a capacidade da dupla de comediantes/atores centrais em oferecer uma boa disputa para conquistar o voto da plateia na hora da escolha de uma diversão ligeira.


Direção:Jay Roach 
Roteiro: Chris Henchy, Shawn Harwell 
Duração: 85 minutos 
Gênero: Comédia 
Nome Original: The Campaign  
País: EUA
Ano: 2012



0 comentários: