Keblinger

Keblinger
O sucesso Titanic volta a ser exibido nos cinemas, agora em 3D. Confira as salas e horários!

27 de ago. de 2010

O Último Mestre do Ar

Desde o início dos boatos de que a adaptação para as telas de cinema do desenho animado “Avatar: The Last Airbender” estive acompanhando a produção. E a primeira decepção foi a escalação do diretor: M. Night Shyamalan. Não por este ser um mau diretor, mas apenas por já saber que não é o diretor certo para esse estilo de filme.

Não deu outra. O filme “O Último Mestre do Ar” é uma das piores adaptações cinematográficas do ano, seguido de perto pelos recentes fracassos adaptados ao cinema como “Dragon Ball” e “Street Fighter: A Lenda de Chun-li”. Quem é fã do desenho original é melhor nem se arriscar nos cinemas para não se decepcionar.


Na história, o mundo é divido em quatro nações: água, terra, fogo e ar. O equilíbrio das quatro nações é mantido pelo Avatar, único que pode caminhar entre o mundo material e espiritual e dominar todos os elementos. Porém, esse equilíbrio é quebrado quando o último Avatar some durante 100 anos e a nação do fogo inicia sua repressão aos outros povos para comandar o mundo.

É no auge dessa batalha, que na tribo da água do sul, os irmãos Katara (Nicola Peltz) e Sokka (Jackson Rathbone) encontram o Avatar, que agora tem o dever de enfrentar o Senhor do Fogo e retomar o equilíbrio do mundo. Porém, não será fácil, já que ele ainda é uma criança e só conhece a dominação do elemento Ar. Nessa jornada, eles também terão que se proteger do príncipe do fogo Zuko (Dev Patel), que concentra todas as suas forças em capturar o Avatar e recuperar sua honra perante seu pai.


O desenho original tem três temporadas e é rico em detalhes, tanto na trama quanto no desenvolvimento das personalidades individuais de cada personagem. E o que o desenho tem de melhor, o filme não conseguiu captar, fazendo assim um roteiro fraco, com diálogos infantis e sem nenhuma emoção.


Se já não bastasse a falha no roteiro, o diretor resolveu escalar um elenco novo e sem expressão. Os diálogos não são dos mais criativos e os atores não imprimem emoção alguma a eles. Isso fez com que o longa se tornasse arrastado e algumas vezes lento, apesar de toda a história (tão rica em detalhes) passar muito rápido.

Mas nem tudo são espinhos. Vale ressaltar o trabalho da equipe de efeitos especiais. São bem feitos, apesar de não surpreenderem comparados aos que temos visto hoje. São bons, mas faltou ousadia e talvez também tenham sido prejudicados pela direção.


No fim das contas, “O Último Mestre do Ar” é apenas mais um erro cinematográfico na carreira de Shyamalan e infelizmente mais uma péssima adaptação de desenho animado para os cinemas. O pior de tudo é que por ser um projeto para dois filmes, o primeiro longa não tem o final amarrado. Mas com esse fracasso, fica a pergunta: será que haverá mesmo uma continuação? É esperar pra ver.
 

Direção - M. Night Shyamalan
Roteiro - M. Night Shyamalan
Duração - 103 min
Genero - Fantasia
Nome Original - The Last Airbender
Pais - EUA
Ano - 2010


0 comentários: