A produção inglesa de 1948, "Hamlet", de Laurence Olivier, estará em cartaz na sessão Cinemateca do Cine Olympia, neste domingo (06), às 16h, com entrada franca.
Provavelmente todos já conhecem a história de Hamlet, príncipe da Dinamarca, que atende ao fantasma de seu pai que surge na torre do castelo da família e conta que foi assassinado pelo irmão, hoje de posse do trono. Preocupado com a veracidade da informação, ele conta à mãe, com quem o tio havia casado, mas a morte de Polônio, pai de sua namorada Ofélia, leva-o a fugir do reino.
Quando volta, Hamlet sabe da morte de Ofélia e decide enfrentar o tio. Mas surge pela frente o irmão da jovem morta, Laertes, que culpa o príncipe pelo falecimento da irmã. Em duelo, o rei manda envenenar a espada de Laertes para matar de qualquer forma o seu adversário. Ao saber disso, o príncipe não só mata o rival como o tio criminoso. A mãe, ao ver a tragédia, ingere uma taça de vinho que também tinha sido preparada com veneno visando Hamlet.
Esse filme recebeu os Oscar de filme e direção. Apesar de ter suprimido personagens, Olivier conseguiu fazer cinema de um original de teatro historicamente respeitado. A seqüência inicial com a câmera percorrendo as diversas dependências do palácio é um exemplo dessa preocupação com a linguagem cinematográfica. “Hamlet” foi o segundo titulo da Trilogia Shakespeareana de Olivier. Os outros filmes foram “Henrique V”(1944) e “Ricardo III”( 1955).“Hamlet” foi sucesso de público e de critica exibido no próprio Cine Olympia que hoje o reapresenta. Isto há 41 anos!
SESSÃO CINEMATECA - "HAMLET"
CINE OLYMPIA
DOMINGO DIA 06/12/09
16 H
ENTRADA FRANCA
1 comentários:
Muito bom fui ao Olympia ontem e gostei do filme
Postar um comentário