Keblinger

Keblinger
O sucesso Titanic volta a ser exibido nos cinemas, agora em 3D. Confira as salas e horários!

27 de dez. de 2011

Sátira social em Robocop

O site do jornal The Telegraph divulgou uma entrevista com José Padilha (Tropa de Elite) sobre seu remake de RoboCop, clássico dos anos 80.
 
O repórter não poupou elogios a Padilha, falando que a refilmagem não deve ser tão temida quanto outras pela qualidade das críticas sociais contidas nos outros filmes do diretor - e não esqueceu de mencionar o fato de que Tropa de Elite 2 é o maior sucesso comercial da história do nosso cinema.

O diretor disse que haverá sátira social em seu filme: "Os elementos de sátira de RoboCop são necessários hoje, eu acho. Eu não tenho visto aquele tipo de sátira social agressiva ultimamente. E é quase como se a política e a violência do mundo estivessem pedindo por isso. Então, nós vamos seguir essa linha".

A entrevista menciona que Tropa de Elite foi criticado por não condenar o suficiente as ações de seu protagonista. Quando questionado se tem esse mesmo medo com RoboCop, Padilha responde: "Eu não penso sobre isso. Se as pessoas quiserem entender errado, o problema é delas. Isto é algo que acontece com os filmes através da história. Tropa de Elite se tornou um destes.  

Taxi Driver é famoso por esse tipo de mal-entendido. Mas, como cineasta, eu não quero constranger uma expressão artística para adivinhar a audiência. Eu tenho que ser claro comigo mesmo e muito consciente do que estou tentando falar. Mal-entendidos sempre terão seu lugar: é inevitável".

Por último, é mencionado que o personagem Diogo Fraga, de Tropa de Elite 2, é inspirado no deputado Marcelo Freixo, que teve que se mudar do Rio de Janeiro recentemente por sofrer ameaças de morte. Padilha foi questionado se sente medo de passar pelo mesmo, devido às denúncias de seus filmes. 

"Eu não estou correndo esse risco... Eu sou processado por policiais e coisas assim, mas isso é outro assunto. Minhas denúncias são gerais. Eu não vou atrás de um indivíduo ou um grupo e os tiro do negócio deles - isso é o que assassina você", respondeu o diretor.

De acordo com o site, o novo RoboCop será lançado em 2013, e ainda não está descartada a opção de Michael Fassbender (X-Men: Pimeira Classe) ser o protagonista.

0 comentários: