Keblinger

Keblinger
O sucesso Titanic volta a ser exibido nos cinemas, agora em 3D. Confira as salas e horários!

24 de dez. de 2012

O Hobbit - Uma Jornada Inesperada


Há 11 anos, J R R Tolkien passou a fazer parte efetivamente da magia do cinema sob as bençãos de Peter Jackson. Foi realizada a transposição para a Sétima Arte de um dos clássicos da literatura, com tanto esmero, competência e sucesso, deixando órfãos uma legião de fãs do escritor, dos personagens cativantes representados em tela grande e de um mundo fantástico encontrado na Terra Média. Em 2003, com O Retorno do Rei e 11 Oscars consagradores, foi dada por encerrada a jornada de Frodo, Gandalf e companhia.

Havia a esperança, com o êxito enorme alcançado, que as outras obras de Tolkien, ganhassem a tela grande. A espera chegou ao fim com O Hobbit, também dividido em três partes( Uma Jornada Inesperada, A Desolação de Smaug e Lá e De Volta Outra Vez) e com uma expectativa atè maior, pelo resultado maravilhoso de O Senhor dos Anéis e com os avanços tecnológicos que o retorno à Terra-média traria. Peter Jackson, teoricamente, teria um trabalho facilitado, por se tratar de uma obra menos extensa, mais concisa e com os apêndices de O Retorno do Rei para enxertar os possíveis vazios que poderiam surgir pela amplitude do projeto. Inicialmente, seriam dois exemplares. Contudo, com a animação dos executivos da Warner após as primeiras impressões do trabalho realizado, o sinal verde para um terceiro filme foi dado. Satisfação e mais trabalho para Jackson e equipe (??), excitação para os fãs (!!), mais responsabilidades e expectatiivas nas alturas. No meio do caminho, ainda surge um tal de 48 frames por segundo. Haja tensão. Ansiedade. Expectativa.

O primeiro, Uma Jornada Inesperada, cuja estória ocorre 60 anos antes dos acontecimentos retratados em O Senhor dos Anéis, inicia as aventuras do jovem Bilbo Bolseiro (Martin Freeman) para tentar reconquistar o reino Erebor, tomado pelo dragão Smaug, deixando os anões, os reais herdeiros, órfãos da terra natal. Recrutado por Gandalf (Ian McKellen), Bilbo e mais 13 anões, enfrentam os mais diversos perigos, aventura e momentos de aprendizagem, pondo à prova a união e a coragem da comitiva liderada por Thorin Escudo de Carvalho (Richard Armitage).

A perfeição narrativa está longe de ser atingida em O Hobbit. Existem momentos de uma carência de ritmo mais cinematográifico, de apego aos novos personagens, frente aos já conhecidos da trilogia do anel. Ficamos na expectativa deles aparecerem para o interesse ser retomado. Bilbo é carismático, tem um potencial a ser explorado nesta nova saga. Até isso ser completamente desenvolvido... Gandalf e  companhia seguram as pontas e os fãs se mantém entretidos. Embalados, inclusive, pela trilha de Howard Shore, o mesmo de Senhor...

Fica clara a intenção de Jackson de explicitar a relação de dependência entre as obras de Tolkien. Gandalf é fundamental. Durante a jornada, vários outros personagens  reaparecem. São participações bem inseridas, orgânicas à narrativa, criando com espectadores, uma identificação confortável. Satisfação instantânea, Galadriel (Cate Blanchett), Elrond (Hugo Weaving), Saruman (Christopher Lee) e Frodo (Elijah Wood), ressurgem para contribuir com a empatia da plateia e para o andamento da trama. Porém, destes, é Gollum (Andy Serkis) que possui a mais significativa parcela de esmero e apelo. Jackson foi de uma precisão imensa nos diálogos e "advinhações" entre o detentor do "precioso" e Bilbo, Ainda é plasticamente espantosa a sequência pela qualidade técnica, estendida ainda para efeitos visuais bem desenvolvidos e o som cristalino.

 Orcs, trolls e demais criaturas ganham credibilidade na modelagem apresentada, competentes, dando formas às descrições literárias conhecidas. O 3D é bom, revelando alguma profundidade quando exigido, mas não magnificamente e longe, realmente de produções que o utilizam exemplarmente. De forma exitosa, os 48 frames por segundo, proporciona sim, uma grande diferença. Para melhor.

Mesmo que a nova tecnologia possa causar certa estranheza pelo espantoso grau de definição, com praticamente zero de granulação das imagens, típica da película tradicional, a riqueza de detalhes revelada é enorme, fascinante, conquistando o espectador até o fim da projeção. Permite uma proximidade maior com a fotografia empregada, maior percepção cenográfica e até o 3D apresenta um ganho. Não funciona perfeitamente em toda a metragem do filme. Mas, é superior ao formato 24 fps. O costume com o novo formato requer tempo e ajustes, que alcançados, podem marcar um passo firme em direção a um cinema mais próximo de uma imagem real, uma janela aberta em uma sala de exibição.   

Pode-se, então, analisar este Uma Jornada Inesperada sob o aspecto saudosista de quem reencontra amigos, rumo a uma nova, segura e aguardada aventura, envolta por uma novidade tecnológica, mesmo sabendo que o grau de satisfação pode não ser o mesmo do antes alcançado em O Senhor dos Anéis, E daí? Perguntam os ávidos por voltar à Terra-média. Ou se aplica o rigor de apreciadores de uma obra comprometida com o cinema e a literatura, casadas com o intuito de oferecer um filme de qualidade inquestionável, que procuram o mínimo desfalque para desmerecer o conjunto da adaptação do universo de Tolkien por Peter Jackson. Podemos ainda ter uma mistura destas perspectivas, pois cinema é afetividade, emoção, satisfação. Não apenas um pretenso olhar objetivo, técnico e racionalista.

Ano que vem, com A Desolação de Smaug, a aventura continua. E emoção e razão, também.
 

Direção: Peter Jackson 
Roteiro: Peter Jackson, Fran Walsh, Philippa Boyens, Guillermo del Toro
Duração: 169 minutos
Gênero: Fantasia
Nome Original: The Hobbit - An Unexpected Journey
País:  Nova Zelândia / EUA
Ano: 2012

1 comentários:

Excelente crítica!