Keblinger

Keblinger
O sucesso Titanic volta a ser exibido nos cinemas, agora em 3D. Confira as salas e horários!

11 de fev. de 2010

Guerra ao Terror

Lançado em 2009 diretamente em DVD, mas ganhando notoriedade e chegando agora (fevereiro de 2010) aos cinemas no Brasil, “Guerra ao Terror” mostra o porquê de estar sendo o líder de indicações ao Oscar deste ano.

Dirigido por Kathryn Bigelow (“K-19”) – que entra merecidamente no seleto grupo de diretores a vencer o prêmio do Sindicato, tornando-se agora a grande favorita ao Oscar de melhor direção - “Guerra ao Terror” foca na Guerra do Iraque, mas não na guerra em si, e sim numa parte dela, uma das mais importantes: o desarmamento das bombas. Os técnicos responsáveis por realizar esta tarefa extremamente arriscada são vividos neste filme por Guy Pearce (participação especial no início do filme em uma excelente cena explosiva) e Jeremy Renner (que é o protagonista do filme e tem uma excelente atuação, fazendo por merecer sua indicação ao Oscar de melhor ator).

Com uma filmagem bastante real, uma espécie de documentário, Bigelow nos leva direto ao tenso campo de batalha (afinal, ver o desarmador indo executar sua tarefa que pode culminar em sua explosiva morte, é uma batalha) onde podemos vivenciar através dos vários e excelentes ângulos de filmagem, o passo a passo na vida destes soldados.

Este não é um filme de guerra convencional, é um drama pessoal sobre o quão difícil é a vida dos soldados envolvidos na guerra contra o terrorismo e até onde eles são capazes de ir para honrar seu uniforme e servir sua pátria, esta que nem sempre se importa com eles, como vemos no excelente diálogo final entre os soldados James e Sanborn (Anthony Mackie em ótima atuação, que infelizmente foi esnobada no Oscar).

Bigelow consegue, através de sua direção, retratar de forma brilhante este lado nunca antes visto da guerra, e com a ajuda de seu principal ator (Renner), nos fazer sentir, através do personagem, a emoção e a motivação que o coloca todos os dias frente a frente com o perigo. O trabalho de câmera dela nas cenas de explosão e nos closes dos personagens é fantástico.

“Guerra ao Terror” é um filme indispensável para quem gosta do gênero e para quem gostaria de saber um pouco mais sobre como é a mente e a vida destes soldados frente a um iminente perigo de vida.

Direção: Kathryn Bigelow
Roteiro: Mark Boal
Duração: 131 min
Gênero: Drama/Guerra
Nome Original: The Hurt Locker
País: EUA
Ano: 2008

3 comentários:

Não sou muito chegada a filmes que tenham guerra, mas esse é muito bom... Talvez pq o foco não seja a guerra em si, mas o drama dos soldados...

Se levar o Oscar de melhor filme e roteiro será por merecimento mesmo... A direção tbm é ótima, mas tô torcendo pelo James Cameron e pelo Tarantino... :P

acho interessante o fato de uma mulher dirigi um drama de guerra

A Guerra aqui é psicológica e não tem como não se envolver... Mas roteiro e filme TEM QUE ser de Tarantino em 2010. Mas é difícil...