Keblinger

Keblinger
O sucesso Titanic volta a ser exibido nos cinemas, agora em 3D. Confira as salas e horários!

3 de dez. de 2009

Crepúsculo

Chega aos cinemas de Belém (leia-se em 2008 ja esta crítica esta sendo repostada devido a mudança no site) a aguardada adaptação de “Crepúsculo”, livro de Stephenie Meyer. Como eu não li o livro, não posso fazer comparações, mas a maioria das pessoas que conheço que o leram gostou bastante do filme.

A história é sobre a jovem Isabella Swan (Kristen Stewart – bem no papel) que vai morar com seu pai, vivido pelo ator Billy Burke, na chuvosa cidade de Forks. Bella, como é chamada, acaba vendo em seu primeiro dia de aula na nova escola os integrantes da família Cullen e não demora muito para se apaixonar por um dos membros dessa família: Edward, interpretado (não muito bem, diga-se de passagem) por Robert Pattinson (o Cedrico de “Harry Potter e o Cálice de Fogo”).

O grande problema, pelo menos no início, é que os Cullen são vampiros e, por causa disso, precisam viver de maneira mais reservada, o que os faz agir de modo estranho diante de algumas situações, algo que deixa Bella intrigada e confusa.

Apesar do livro de Stephenie Meyer ser um romance entre uma humana (Bella) e um vampiro (Edward) e do filme ter várias cenas de romance, o mesmo não deixa de lado algumas ótimas cenas de ação. A visão da autora foi muito bem transportada para a tela pela diretora Catherine Hardwicke (que não participará da seqüência), que criou um visual gótico no nível certo para um filme de vampiro que não tem bases no suspense, e sim no romance.
A relação de Edward e Bella é genuína e muito bonita, mas perigosa, afinal ele é um vampiro, que, mesmo que não se alimente de humanos, precisa se conter ao máximo quando está próximo a eles. Edward luta o tempo todo contra seus instintos mais primitivos de caçador, especialmente quando está perto de Bella, já que ela desperta um desejo ainda maior em sua “sede”.

O autocontrole de Edward só é possível porque ele acaba se apaixonando por Bella, mas isso não quer dizer que ele está totalmente imune aos efeitos que ela, como presa, tem sobre ele. É uma história de amor e de sacrifícios, tanto para Edward com sua “sede”, quanto para Bella, que mesmo amando Edward loucamente jamais poderá ter um relacionamento normal com ele, já que o mesmo é um vampiro e ela sempre será sua vítima em potencial.

“Crepúsculo” ainda é o primeiro de cinco livros que vão mostrar como ambos vão lidar com este romance e com a perseguição de outros vampiros, além da relação de alguns humanos com esta “perigosa” espécie e os obstáculos que Bella terá que enfrentar para ficar com Edward.

Mesmo sem ter lido o livro gostei do que vi nas telas e acho que a franquia tem tudo para dar certo nos cinemas.





Direção - Catherine Hardwicke
Roteiro - Melissa Rosenberg
Duração - 122 min
Gênero - Romance/Aventura
Nome Original - Twilight
País - EUA
Ano - 2008

0 comentários: