Keblinger

Keblinger
O sucesso Titanic volta a ser exibido nos cinemas, agora em 3D. Confira as salas e horários!

3 de abr. de 2012

Festival Centenário no Olympia

De 03 à 15 de abril, dentro das comemorações dos 100 anos do cinema Olympia, serão exibidos filmes que fizeram sucesso nesta sala e que marcaram toda uma geração de espectadores.

A intenção da programação é resgatar a memória e a emoção destes clássicos do cinema para todas as gerações, mostrando a importância do cine Olympia dentro do circuito exibidor de Belém em todas as décadas deste centenário.

Do primeiro filme falado exibido no Olympia como “Alvorada do Amor” ao enorme sucesso do clássico “E O Vento Levou”, o festival terá filmes exibidos com entrada franca e sessão às 18:30h (com exceção de “..E O Vento Levou” que terá sessão iniciada às 16h devido a longa duração do filme).


Confira a relação completa da programação com textos escritos pelo crítico Pedro Veriano e que tem o apoio da Associação dos Críticos de Cinema do Pará – ACCPA.
Dia 03/04
ALVORADA DO AMOR (The Love Parade)

Foi o primeiro filme falado a ser exibido em Belém, precisamente no dia 30 de novembro de 1930 no Olympia. Direção de Ernst Lubitsch. Com Maurice Chevalier e Jeanette MacDonald. Depois dele o gênero “opereta” chamou muitos espectadores. O som, em si, era uma novidade fascinante.

Dia 04/04
KING KONG - de Ernst B.Schoedsack e Merian C.Cooper

Produzido em 1933, foi a maior bilheteria do Olympia no inicio da fase sonora. O filme foi relançado por mais duas vezes nos cinemas concorrentes (Moderno e Independência).

Dia 07/04
A VOLTA AO MUNDO EM 80 DIAS (Around the World in 80 Days).

Este filme marcou a chegada do ar condicionado e poltronas estofadas na tradicional sala. Direção de Michael Anderson, com David Niven e Catinflas. “Oscar” de 1956.

Dia 08/04
SINFONIA DE PARIS (An American in Paris)

Os musicais da Metro faziam mais sucesso no sul do que em Belém, mas este ganhador do “Oscar” de 1951 chamou a atenção. É o exemplo feliz do sucesso das vesperais de domingo as sessões preferidas dos estudantes. Direção de Vincente Minnelli.

Dia 10/04
NESTE MUNDO E NO OUTRO

Sucesso do final dos anos 40 ganhou até música brasileira. Dirigido pelos ingleses Michael Powell e Emeric Pressburger, o filme seduziu a platéia local com a sua trama fantástica e irônica.

Dia 11/04
VIRIDIANA

Foi o filme que iniciou a série de sessões chamadas “Cinema de Arte” efetuadas aos sábados pela manhã no Olympia. Direção de Luis Buñuel.

Dia 12/04
O IMPÉRIO DOS SENTIDOS

Marco do fim da censura nos cinemas brasileiros, o filme de Nagisa Oshima bateu o recorde de permanência em cartaz no Olympia (9 semanas). Também foi considerado o melhor do ano pelos críticos locais (ACCPA). Único filme do festival com classificação para 18 anos.

Dia 13/04
O FIM DO MUNDO

Ficção cientifica produzida por George Pal e dirigida por Rudolph Maté (o fotógrafo de “A Paixão de Joana D’Arc”, clássico de T. Dreyer). O filme marcou a época dos protestos estudantis pela reforma do cinema em 1953. Deu margem a que o proprietário comprasse um terreno e anunciasse um outro cinema que dizia ser “o melhor do país”. Para muitos “o fim do mundo” foi o fim de um Olímpia bastante deteriorado.

Dia 14/04
SYRIANA

Protagonizado pelo ator George Clooney, poderia ter sido o último filme a ser exibido no cine Olympia, caso a prefeitura de Belém não tivesse feito um contrato de administração do espaço em 2006.

Dia 15/04
...E O VENTO LEVOU

Repetiu em Belém o sucesso mundial. Ganhou sessão especial para a imprensa, mais tempo em cartaz do que o comum, venda de ingresso em outros locais. E a metragem superou de longe a média dos filmes da época.

Serviço:
Festival Centenário do Cinema Olympia
Data: 03 à 15 de abril

Local: Cinema Olympia
End.: Av. Presidente Vargas, ?978
Contato: (91) 3223-0413
Entrada Franca

0 comentários: