No dia 24 de abril de 1912, Belém ganhava seu primeiro cinema voltado para as classes mais altas da sociedade. Era a época do ciclo da borracha e a casa de cinema mais antiga do Brasil era inaugurada com toda a pompa e luxo da chamada Belle Époque. A abertura desta casa de exibição foi um acontecimento social da época, noticiado em toda a imprensa da cidade.
Nessa época, as exibições eram de curta metragem, mas os longas viriam nos anos seguintes, sendo que predominavam as produções européias.
Ainda na época do cinema mudo, a sala de exibição contava com uma orquestra que era uma atração a parte. Foi neste cinema onde foi exibido o primeiro filme falado em Belém, o musical "Alvorada do Amor", em 30 de novembro de 1930.
Para comemorar o seu aniversário, estão sendo exibidos durante todo o mês de abril filmes que foram sucessos no cinema como "O mágico de Oz", "Ben Hur" (1925), "Os Outros".
Ao perguntar para algumas pessoas sobre o empenho da sociedade e do governo municipal na preservação do cinema, como a professora Delma, a telefonista Vania e o aux. Administrativo Harry, todos foram unânimes em dizer que é muito bom preservar o cinema que tem uma bela história com todos nós.
Perguntei ainda às duas mulheres sobre um filme marcante que elas assistiram no Olympia. As resposta foram "Musicais" e "A Lagoa Azul", respectivamente.
E vocês caros amigos, qual filme lhes marcou durante a vida desse quase centenário cinema?
Texto enviado por
Alex Barata da Silva
0 comentários:
Postar um comentário