SINOPSE: Filme produzido por canais televisivos, que mostra o diretor franco-suiço avaliando o cinema, operando uma pesquisa experimental, em um campo que é considerado pelo autor como a maior invenção das artes.
"Histórias do Cinema" é um registro de Jean Luc Godard sobre a sétima-arte. Através de seus pensamentos, trechos de filmes, pintura, escultura, fotos, frases fragmentadas sobre imagens, o diretor cria uma viagem poética sobre a arte que tanto o fascina. Sentado com sua máquina de escrever, ou em pé fuçando os livros da estante, Godard elabora uma riquíssima síntese acerca do cinema.
O cineasta que participou do movimento denominado Nouvelle Vague abre seu coração, e dialoga diretamente com o espectador. A câmera enquadra Godard e sua máquina de escrever, e em meio às centenas de rostos de cenas extraídas de diversos filmes, o diretor cria uma reflexão. "Histórias do Cinema" empunha uma postura auto-reflexiva, pois seu autor também coloca na mesa suas obras. John Ford, Alfred Hitchcock, Fritz Lang, Nicholas Ray, François Truffaut, King Vidor, Charles Chaplin, Roberto Rosselini e Samuel Fuller, estão entre os cineastas que o grande Godard homenageia e ele também faz parte dessa turma, que provocou, e ainda provoca emoções dentro e fora das telas.
“Histórias do Cinema” tem 4 horas de duração e será exibido em duas partes na abertura da Sessão Maldita 2010.
0 comentários:
Postar um comentário