O Cine Olympia exibe a partir desta teça-feira, 11, o clássico de Luis Buñuel, 'Viridiana'. As sessões, de terça (11) a domingo (16), começam às 18h30, com entrada franca.
A produção de 1961 se passa quando, pouco antes de ser ordenada freira, Viridiana faz uma visita ao seu solitário tio, que está à beira da morte.
O homem, pervertido e obcecado pela sua beleza, tenta seduzi-la de todas as formas, antes de morrer repentinamente. Com a sua morte, acaba desistindo de ser freira, passando a morar na casa deixada pelo tio.
Decide transformá-la em um albergue, movida pelo seu sentimento cristão de piedade e solidariedade, mas os mendigos que lá abriga, acabam lhe mostrando as verdadeiras facetas dos seres humanos.
Viridiana, que leva o nome de uma santa católica do século XIII, foi condenado pelo Papa João XXIII por blasfêmia e indecência. O governo do ditador Francisco Franco baniu o filme na Espanha, acusando-o de ser anticlerical. Também tentou, em vão, fazer com que tivesse sua exibição cancelada no Festival de Cannes. Só foi exibido na Espanha em 1977, dois anos após a morte de Franco.
Fonte: Portal Cultura
0 comentários:
Postar um comentário