Keblinger

Keblinger
O sucesso Titanic volta a ser exibido nos cinemas, agora em 3D. Confira as salas e horários!

24 de mai. de 2010

LOST: Series Finale

-- O Fim de uma Jornada --

A série chegou a seu final ontem, 23 de maio de 2010, após 6 temporadas, 121 capítulos e 13 especiais, e tudo começou em 22 de setembro de 2004 na televisão americana, com um desastre de avião (vôo 815 da Oceanic Airlines), que colocou várias pessoas em uma desconhecida e enigmática ilha. Com este plot, surgiu Lost, o show que iria revolucionar toda a indústria televisiva tornando-se o maior fenômeno já visto nesta mídia.

A série foi, é, e será por um bom tempo (ou talvez sempre) a melhor e mais falada série de TV da história. Seja positivamente ou negativamente, mas não há duvidas do fenômeno que se tornou.

Desde seu início, Lost nos mostrou que seria feita de grandes mistérios, fato que proporcionou uma imensa legião de fãs, sedentos por descobertas e respostas. Infelizmente muitos abandonaram o barco, pois queriam as repostas na ponta da língua e pra ontem, mas felizmente, os que viam a série com outros olhos, ficaram até o seu final. Lost nunca foi uma série sobre mistérios, apesar de ter vários, mas sim uma série sobre pessoas. Você se apegava ao que era a ilha, as escotilhas, o monstro, etc, pois você queria saber tudo isso, mas o seu apego na verdade era com Locke, Jack, Sawyer, Kate, Sayid, Sun, Jin, Charlie, Claire, Waaaaaaaaaalt, Shannon, Boone, Ana Lucia, Libby, Mr. Eko, Michael, Vincent, Rose, Bernard, Daniel Faraday, Miles, Desmond, Penny, Juliet, Ben, Hurley...

Você vivenciou 6 temporadas de ação, suspense e muita emoção. Você ficou tenso, feliz, triste, emocionado, extasiado, louco (risos). Você se doou por completo e fez parte da vida de cada um de seus personagens, querendo traçar o destino deles, algo que eles estavam tentando fazer desde o 1º capitulo. Tanto é verdade que você chorou várias mortes e vibrou com muitas vitórias, com cada diálogo, com cada nova descoberta.

O final foi o melhor possível, emocionante, lindo, inesperado para os telespectadores, mas que fez jus a jornada de seus personagens, que já haviam trilhado o caminho da redenção, mas agora chegaram ao final e puderam ver a luz.

Lost vai deixar saudades, mas saudades de material inédito (ate o lançamento do DVD da 6ª temporada), pois as rodas de conversa sobre a série não vão parar tão cedo, os fóruns vão continuar bombando, as listas de e-mail vão continuar cheias e muita gente (como eu) irá rever a série desde seu piloto, pois sempre que algo marcante assim acaba nada melhor do que rever com outros olhos, para compreender e entender ainda mais coisas que passaram despercebidas ao longo do tempo.

Eu só tenho que agradecer a Lost pela maravilhosa experiência que tive ao longo destes 6 anos: pelas várias conversas e debates com amigos - que enriqueceu ainda mais nossa cultura e aumentou nosso convívio -, pelas emoções e surpresas que o entretenimento proporciona, e em Lost foi o máximo do máximo, pelo que a série fez no mundo televisivo, aumentando o nível de várias outras séries que vemos hoje em dia - nesta indústria que cresceu bastante -, pela várias brincadeiras e promoções em vários sites, pra aprofundar nossa memória e nos dar brindes (risos), e pelos vários pensamentos de milhares de pessoas, mostrando o quão diferente é o ser humano e que isso que é a beleza da vida.

Valeu lostbrasil pelo fórum de discussão e pelas camisas que eu tenho hoje, valeu lost in lost (CA, você é o cara) por todas as informações ao longo destes anos e valeu axn por fazer vários desafios (jogos) sobre a série, além, é claro, de transmitir para os que possuem TV a cabo e não internet. E obrigado pela bela foto abaixo.

Tudo acontece por uma razão e Lost aconteceu por uma razão, que é diferente para cada um de nós, mas que no final mudou nossa forma de ver as coisas, seja no âmbito emocional, cultural, ou geral.

É triste, porém satisfeito, que dou adeus a este marco da indústria televisiva, a esta que pra mim foi a melhor série de todos os tempos e tem um lugar cativo eternamente em meu coração.


--- LOST ---
22/09/2004
23/05/2010

11 comentários:

Lost é FODA, melhor série de todos os tempos. ♥

Dionísio,

Eu ainda tenho algumas dúvidas, mas a maior de todas, que ninguém conseguiu responder é:

- E o filho do Jack??? Quem é ele??? De onde surgiu???

Além disso, tenho as seguintes dúvidas:

- Se eles vão fazer a passagem, as pessoas q continuam na paralela/vida pós-morte (filho do Jack, Helen) não vão estranhar o sumiço repentino??? Afinal, eles simplesmente desaparecerão!

- Todos morreram em momentos diferentes. No caso do Hurley e Ben, provavelmente até com séculos de diferença. Mas na paralela/vida pós-morte eles estão no mesmo momento. Isso significa q quem morreu primeiro ficou numa espécie de limbo até q todos morressem para que então começasse a paralela/vida pós-morte???

- Sun nunca terá a bebê e Aaron nunca crescerá caso todos façam a passagem???

- Aliás, isso é injusto com o Aaron. Porque foi um momento q ao crescer ele não lembraria. Pra ele seria melhor fazer a passagem e viver na paralela já adulto, c/ seus problemas enfrentados ao longo da vida e não nos primeiros meses de bebê...

Revi o series finale de Lost, dessa vez numa qualidade boa, e achei ainda melhor!!! Chorei o episódio inteiro e qdo chegou no final eu chorei tanto, mas tanto, que fikei toda inchada e encharcada (é assim que se escreve?).

A série não poderia ter um final mais lindo e mais coerente com td que apresentou nesses 6 anos... Foi quase perfeito!!! Só não achei perfeito pq o Walt ficou de fora (e as explicações sobre os "poderes" dele tbm).

Tirando isso, estava td lá, todas as respostas, todas as emoções, todos os reencontros, enfim... Foi um misto de alegria e tristeza, pois fikei meio que "órfã" agora que a serie terminou... Dificilmente vai surgir uma outra série como Lost, que mexa tanto com os telespectadores (positivamente ou negativamente) como ela fez... Lost foi um marco na historia da televisão e isso ninguem pode negar...

O final da série foi hiper coerente e totalmente lindo! Foi o melhor episódio de série que já assisti na vida e marcou o fim de uma era muito especial... Lost é e, para mim, sempre será, a melhor série ever!!! Já tô com saudades... :)

Agora é se contentar com os DVD's e de repente rever a série toda de novo, agora sabendo o final e com uma perspectiva diferente de td... ;)

Roberta,

O filho do Jack foi algo criado por ele pra preencher o que ele nunca teve com o pai.

O filho do Jack e a Helen foram criados naquela realidade, logo, nao "existem"

Isso, morreram bem depois mesmo, mas só se "libertaram" quando todos se reconectaram (o Jack foi o ultimo)

A Sun teve a filha, que viveu ate sabe Deus quando, igual ao Aaron, e na passagem, somente o Aaron, a filha da Sun creio que não, mas isso eu creio...

O Aaron viveu a vida com a Claire e a Kate (foram no Ajira), mas na outra realidade, é Aaron ta pequeno pois foi assim que a Claire criou ele ate entao e como o Charlie lembrava dele.

Pelo menos, eu acho isso!!!

Eu que terei que esperar até janeiro , para poder ver na tv aberta e não me deixar influenciar pelos comentários

Aquele ANÔNIMO lá de cima se rasgando em elogio tá com cara de ser o SNAKE, né não?

Impossível ler o resumo acima e não se emocionar? Concordo com tudo que foi dito, inclusive nos comentários dos amigos também!

Lost é e sempre será a melhor série que já houve no mundo televisivo! Ela conseguiu unir um mix de sentimentos indescritíveis!!

Confesso que na quinta temporada eu larguei um pouco de mão a série, mas depois voltei atrás e acompanhei (com a ajuda do amigo Dionísio que gravou tudo) todos os episódios!!

Agora pena que acabou e, como a Karlinha disse, agora somos orfãos!!!

Grande abraço!!!

Neto eu acho que o mais importante do que você falou foi:

"Infelizmente muitos abandonaram o barco, pois queriam as repostas na ponta da língua e pra ontem, mas felizmente, os que viam a série com outros olhos, ficaram até o seu final"

Realmente muitos "abandonaram a ilha", em especial na terceira temporada. Mas acho que muita gente quis ficar também pelas respostas, ou seja, viu até o último segundo esperando uma resposta e achou "muita falta de sacanagem" o final.

Lembra um pouco a experiência da Iniciativa Dharma que, indiretamente, fez o Desmond ficar apertando botão por três anos...

Eu já tinha descartado essa idéia de fanboy de ficar procurando respostas. Acho que toda vez que eles foram diretos nas repostas, foram muito criticados. Inclusive no capítulo sobre o Jacob, no final (que por sinal esse sim achei o melhor capítulo de série da história da tv). Sabe como é fanboy chato. They come. They fight. They destroy. They corrupt. It always ends the same.

Eu gostei do final, demais, as principais respostas já estavam ditas há muito tempo! Agora, quem não quiser (se divertir em) montar o quebra-cabeça, que leia o final do harry potter, em que [spoiler] o Dumbledore, depois de morto, vem ao harry contar tudo nos mínimos detalhes...

E o próximo a perguntar do urso polar, p*** q** p*****!!!

E sobre isso veja o que o Georgenor Neto escreveu:

"Bentinho está sentado no sofá. Capitu, parada em sua frente, confessa ser amante de Escobar e que o filho que teve era dele. Imaginem, se Machado de Assis tivesse deixado os pratos limpos ao final de Dom Casmurro o livro não teria passado de interessante. Talvez achássemos hoje bem preconceituoso com as mulheres. Ele permanece como o grande texto da nossa literatura porque deixou mais perguntas do que respostas (...)

E que bom que ficaram mais perguntas que respostas. A séria terá vida longa em debates. Vamos ter prazer e interesse maiores em revê-la. Quem queria respostas para tudo talvez não tenha apreciado a mitologia. Se tudo fosse colocado no cartão resposta, acabaria com o culto da série. Seria como George Lucas dando uma explicação biológica ao poder dos Jedis na nova trilogia (apócrifa)"

Parabéns pelo texto, Dionísio! Lost chegou ao fim em grande estilo. Lamento pelos que abandonaram o barco (ou seria a ilha?) sem chegar ao seu destino final, ou porque não entenderam ou porque não quiseram aceitar a proposta da série. Valeu Lost, por esses maravilhosos 6 anos!

Foi amor a 1ª vista rs. Lost me encantou desde o 1º episódio e foi incrível o poder q essa série teve de me envolver. Eu faço parte daquela galera q viajava pelas teorias, q caminhava(na medida do possível)naquele universo paralelo de Lost, fora da TV - melhor dizendo. Lost realmente mudou a forma como estavámos(pelo menos eu) a ver séries. O final foi lindo,nem preciso dizer q chorei horrores. Ver a aquela cena em q a Juliet fala pro Sawer q eles deveriam tomar um café foi golpe baixo comigo rs,chorei muito.E aquela em q o Jin e a Sun morrem(chorei mt tb). Nem tudo pode ser respondido e isso faz parte tb. Não achamos respostas pra todas nossas interrogações e isso não nos impede de buscar essas respostas ou talvez viver sem elas. Enfim..eu amei o final de Lost e tô aguardando ansiosamente por esse Box. E como diria Charles Chaplin "Num filme o que importa não é a realidade, mas o que dela possa extrair a imaginação".