Depois de um tempo fora do ar, o Cine Líbero Luxardo retoma sua programação e projetos regulares com a exibição do elogiado “Aquele Querido Mês de Agosto”, do diretor português Miguel Gomes. O filme ficará em cartaz até 15 de novembro, de quinta a domingo, sempre às 19h30. Misto de documentário e ficção ambientado numa pequena cidade no coração de Portugal no mês mais festejado do ano lusitano, agosto, período em que os portugueses aproveitam as férias e o verão e em que muitos viajam para reverem familiares e amigos.
Em meio à festa popular local em homenagem à santa padroeira, suas procissões, seus andores, bailes e bandas, o diretor e sua pequena equipe munidos de uma câmara de 16 mm , se deslocam sem história definida, com o propósito de rodar um filme, sem financiamento para a elaboração de um roteiro e à contratação de atores. Com o projeto do filme suspenso temporariamente, o diretor resolveu nessas condições pelo menos documentar as festas de Argamil.
“Uma câmera na mão, uma idéia na Cabeça!”. A máxima de Glauber Rocha poderia ser usada como mote à construção desse filme, que mais do que experimental, se quer uma produção de caráter pessoal, autoral. Sem grandes pressões comerciais sobre a produção cinematográfica portuguesa o cinema precisa ser usado como meio de expressão. “Aquele Querido Mês de Agosto” resulta-se como obra e voz de um artista.
0 comentários:
Postar um comentário