Durante a 1a.Guerra Mundial um pelotão francês recebe ordem para conquistar a Colina Ant. É missão suicida e os generais prendem 3 soldados inocentes que desobedecem essa ordem como exemplo de covardia. Mas o advogado Cel. Dax (Kirk Douglas), convocado para a defesa, sabe que só poderá provar a inocência de seus clientes se acusar os generais.
O filme foi considerado uma “afronta ao exército francês’e por isso proibido na França por muitos anos. O livro original impressionou o produtor e ator Kirk Douglas que entregou a direção ao então jovem Stanley Kubrick. O resultado recebeu aplausos mundiais e o filme chegou a ser candidato a 3 Globos de Ouro além de receber prêmios em mostras diversas.
Há quem o considere um dos melhores “filmes de guerra”. Mesmo porque é intrinsecamente anitibelicista. A carreira do dirtor Stanley Kubrick seria definitivamente consagrada depois com filmes como "Dr. Fantástico", "2001 Uma Odisséia no Espaço" e 'Laranja Mecânica" entre outros títulos.
Dia: 21/11, às 16h – Entrada Franca - CINE LÍBERO LUXARDO
Após o filme, debate entre os presentes e críticos da ACCPA
Titulo original: Paths of Glory.
Diretor: Stanley Kubrick.
País/Ano: Estados Unidos/1957.
Gênero: Guerra.
Roteiro: Stanley Kubrick, Jim Thompson e Calder Willingham, baseado em livro de Humphrey Cobb.
Produção: James B. Harris.
Música: Gerald Fried.
Estúdio: United Artists / Bryna Productions / Harris-Kubrick Productions.
Elenco: Ralph Meeker, Adolphe Menjou, George Macready, Wayne Morris , Richard Anderson, Joe Turkel, Peter Capell, Emile Meyer, Bert Freed, Kem Dibbs, Kirk Douglas, Timothy Carey. Duração: 01 hs 27 min. 16 anos.
0 comentários:
Postar um comentário