“Bem-Vindo”, longa do diretor francês Philippe Lioret, é a atração do Cine Líbero Luxardo nesta semana, a partir de quinta-feira até domingo (dias 19 a 22 de novembro), sempre às 19h30. É a oportunidade de se assistir a um dos mais belos e polêmicos filmes de 2009, que gerou grande discussão na França por tocar num tema muito delicado para os franceses e aos europeus de um modo geral: O drama da imigração e da aversão a estrangeiros.
Bilal (Firat Ayverdi), um iraquiano de 17 anos refugiado dos conflitos em seu país está na França e procura Simon, um professor de natação (Vincent Lindon) de uma escola próxima ao porto de Calais. O jovem tem o propósito de aprender a nadar, mas por trás dessa intenção se esconde outro objetivo bem mais assustador: atravessar a nado o Canal da Mancha, via que separa a França da Inglaterra, numa jornada de dez horas ou mais em águas geladas, sob risco da travessia de grandes embarcações. É em Londres que Bilal espera reencontrar sua namorada, a tempo de impedi-la que se case numa união arranjada pelo pai dela.
Na França do presidente Nicolas Sarkozy, impregnada pela forte intolerância à questão da imigração, Bilal, sem falar uma palavra em francês, encontra um país áspero com estrangeiros, com punições severas a quem tenta, inclusive, se mostrar solidário.
Depois de pagar para tentar a travessia de forma ilegal num caminhão de carga, e ser barrado pela política de imigração, sem dinheiro e sem permissão para seguir viagem, o jovem iraquiano chega à decisão extrema, recebendo o apoio de Simon, um homem amargurado por não conseguir esquecer sua ex-mulher, uma voluntária especializada em assistência social ao caso de estrangeiros deslocados. Divorciado, desacreditado, e percebendo a oportunidade de impressionar a ex-mulher, Simon, até então indiferente aos problemas da imigração, decide oferecer abrigo e amizade ao jovem, se colocando em risco para ajudá-lo.
Com personagens silenciosos, “Bem-Vindo” retrata a história de dois homens, que querem reencontrar seus amores, em meio a sonhos e desilusões. É um filme construído de forma simples, com imagens sóbrias, sobre um tema triste, sem ser um filme de mensagens, apesar de carregado de questionamentos políticos em cada uma de suas sequencias.
Recebendo três prêmios no Festival de Berlim deste ano, “Bem-Vindo” e suas provocações em relação às leis oficiais francesas, conduziu o Partido Socialista francês a redigir um projeto de lei batizado de "Welcome", título original do filme. Nesse projeto de lei se propõe a supressão do chamado "delito de solidariedade", que condena a cinco anos de prisão e multa de 30 mil euros a quem ajudar ou abrigar qualquer imigrante ilegal em solo francês.
Dias: 19 a 22/11 (quinta a domingo), às 19h30
Ingressos: 5 reais (Meia Entrada para estudantes)
Projeto Plateia: Quintas-feiras - Entrada franca para estudantes com carteirinha de meia entrada
Título Original: Welcome.
Direção: Philippe Lioret.
País/Ano: França / 2008.
Gênero: Drama.
Roteiro: Olivier Adam, Emmanuel Courcol, Philippe Lioret.
Produção: Christophe Rossignon.
Elenco: Vincent Lindon, Firat Ayverdi, Audrey Dana, Derya Ayverdi, Thierry Godard, Selim Akgul, Firat Celik, Behi Djanati Atai.
Cor: Colorido.
Duração: 01h50.
Classificação etária: 14 anos.
0 comentários:
Postar um comentário