Denzel Washington está de volta neste thriller apocalíptico, dirigido pelos Irmãos Hughes (“Do Inferno”), que se tornou um dos grandes filmes deste início de ano.
Denzel é Eli, um andarilho num futuro devastado pela ‘guerra’, que precisa cumprir o seu objetivo: levar para o Oeste (onde quer que seja este Oeste) a única cópia restante de um famoso livro que todos conhecem como Bíblia. Altamente treinado, nenhum sobrevivente e canibal (como muitos se tornaram) é páreo para Eli, nem mesmo humanos normais que cruzarão seu caminho na pequena cidade onde ele acaba indo parar durante sua jornada. A tal cidade é governada por Carnegie (Gary Oldman), chefe dos sobreviventes, que procura desesperadamente pela Bíblia, pois tem convicção de que usando os ensinamentos e as palavras da mesma poderá governar este novo e devastado mundo.
Os caminhos de Carnegie e Eli obviamente irão se cruzar, principalmente depois que o vilão descobrir que é Eli quem tem o precioso livro, e tudo isso graças a Solara (Mila Kunis – bem no papel), que para ajudar sua mãe (Jennifer Beals – “Flashdance”) ‘dá com a lingua nos dentes’ e conta o segredo de Eli.
Carnegie não medirá esforços para colocar as mãos na Bíblia e mandará seu braço direito e empregado fiel Redridge (Ray Stevenson) à caça de Eli e Solara. É nestas cenas que a dupla de diretores mostra todo seu poder atrás das câmeras, pois se o filme começa num ritmo um pouco lento, mas paisagístico e interpessoal, após estes encontros de Eli com os canibais e os humanos perseguidores, a ação irá tomar conta do filme e ela é de primeiríssima qualidade.
“O Livro de Eli” é muito mais que a jornada de um homem para atravessar um país devastado pelos 'recentes' acontecimentos, é um retrato do que poderia ser o final dos tempos e também do quanto a Fé e a perseverança levam uma pessoa adiante. A mensagem é muito bonita e o final nos dá uma impactante e surpreendente revelação.
O filme é para refletir, ver e rever, pois além da reflexão, é um ótimo entretenimento com Denzel e Oldman.
Direção: Hughes Brothers
Roteiro: Gary Whitta
Duração: 118 min
Gênero: Thriller/Drama
Nome Original: The Book of Eli
País: EUA
Ano: 2010
2 comentários:
Cara... penso em ter esse filme em Blu-ray... vai ser fantástico! O filme é foda demais... Fotografia espetacular e Washington violento quando precisa! Filmaço!
Taí, eu não esperava muito desse filme e saí completamente maravilhada do cinema...
O filme fala de fé e religião de forma bem sutil e faz vc se sentir bem, muito bem até, qto ao futuro, pois não importa quão ruim as coisas estejam, se vc tiver fé, td se resolve...
Filme altamente recomendado!!!
Postar um comentário